Foto de Tijs van Leur na Unsplash
“Como cantar bem em apresentações ao vivo?” É uma das perguntas que mais recebo. Isso porque cantar para uma plateia pode ser um desafio para muitos artistas. Afinal, além de cantar bem, é preciso lidar com a pressão de ter público assistindo e “julgando”.
Contudo, cantar para uma plateia não precisa ser difícil. Por isso, preparamos 5 dicas simples que vão ajudar a melhorar sua performance.
Cuide da saúde da sua voz
Antes de mais nada, a dica mais importante é sempre cuidar da saúde vocal é a hidratação. Sua saúde deve estar em primeiro lugar. Beba bastante água para SEMPRE manter as pregas vocais hidratadas.
Além disso, é importante evitar bebidas alcoólicas, bebidas quentes, cigarros e alimentos que possam irritar a garganta (como alimentos picantes) antes de qualquer performance vocal.
Outra dica fundamental é SEMPRE realizar o aquecimento e desaquecimento vocal. Antes e depois de uma apresentação ao vivo, é fundamental aquecer e desaquecer a voz para evitar lesões e preparar os músculos para o esforço da performance.
Entenda o que você canta para as apresentações ao vivo
Além de todo o cuidado com a saúde vocal, é de fundamental importância conhecer bem as músicas que você vai cantar e trabalhar a expressão corporal e vocal para transmitir as emoções desejadas.
Antes da apresentação, faça um estudo aprofundado das músicas que você pretende cantar. Quais sentimentos ela transmite?
Além disso, pratique MUITO. A prática ajuda a dominar a parte técnica e permite que você se concentre apenas nas emoções que quer transmitir ao público no momento da apresentação.
Controlando o nervosismo
Mesmo os cantores mais experientes se sentem nervosos antes de uma apresentação ao vivo. É natural sentir uma mistura de ansiedade, entusiasmo e medo antes de subir ao palco. Mas é importante controlar o nervosismo para garantir uma boa performance.
Uma das melhores maneiras de controlar o nervosismo é dominar a técnica vocal. Quanto mais você dominar ferramentas que te dão controle sobre sua voz, mais confiante vai ficar. Portanto, quanto mais estudar, mais domínio terá sobre sua performance. Isso ajuda a reduzir a ansiedade e a aumentar a autoconfiança.
No entanto, se o nervosismo te paralisa e prejudica MUITO, você pode ver um vídeo completo sobre isso clicando aqui. Essa dica vai te ajudar bastante.
Nas apresentações ao vivo, utilize os equipamentos a seu favor
Além de todos os cuidados com a saúde da voz e preparação para a performance, é importante utilizar os equipamentos disponíveis da melhor forma possível para garantir uma boa performance.
Sempre que possível, faça testes no som antes da apresentação para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Teste a posição do microfone, o volume e se você consegue se ouvir bem.
Outra dica é utilizar monitores de voz, sejam eles caixas de retorno ou fones de ouvido. O retorno ajuda a garantir que você não force a voz mais que o necessário e te ajuda a ter segurança de que está performando como gostaria.
A prática leva a perfeição
Assim como qualquer outra habilidade, cantar bem requer treino e dedicação. Por isso, é importante manter uma rotina de estudos.
Para se manter afiado (e afinado rs), você pode clicar aqui e baixar o e-book Voz em Construção com uma rotina de treinos.
Praticar com regularidade não só vai melhorar todas as suas apresentações como também manter a saúde da sua voz.
Bons estudos!