Cantar bem tendo a voz feia é possível? Primeiramente, é importante entender que “feio” ou “bonito” são conceitos pessoais e abstratos. Portanto, uma voz que parece “feia” para um, pode soar bonita para outro.
Além disso, TODA voz tem características positivas e, também, coisas que podem ser melhoradas.
Por isso, além de estudar técnica vocal outras coisas podem ajudar. Veja algumas dicas para melhorar sua comunicação e conexão com o público e, assim, gerar uma percepção melhor sobre a sua apresentação.
Para cantar bem tendo a voz feia não corte as palavras
É muito comum que cantores iniciantes ainda não tenham treinado a percepção de que cortar palavras torna a comunicação menos efetiva.
Portanto, toda vez que for cantar, observe se você teve que respirar no meio de uma palavra ou entre duas palavras que se completam. Se esse for o caso, adapte sua respiração pra que ela aconteça sempre nos intervalos entre palavras.
Uma boa dica é observar a letra escrita da canção e sua pontuação. Bons momentos para respirar são nas vírgulas e em finais de frase.
Faça modulações de dinâmica
Uma música cantada da mesma forma do início ao fim vai se tornar extremamente entediante.
Perceba novamente que o objetivo das canções é comunicar uma emoção e, até quando falamos, é natural que aumentemos o ritmo, o tom ou a ênfase em algumas palavras para demonstrar certas emoções.
Por isso, sempre que possível, analise as emoções que uma música quer passar e qual seu auge. Assim será possível aumentar o volume, por exemplo, no momento certo, e causar um grande impacto na sua audiência.
Cante as frases até o fim
Um erro muito comum para cantores iniciantes e até para alguns cantores mais experiêntes é “cantar como se estivesse falando”.
Observe que, comumente, finalizamos as frases de maneira brusca no nosso dia a dia, muitas vezes até diminuindo levemente o tom ao finalizar a frase.
Contudo, na linguagem musical, isso é pouco desejado, uma vez que passa a impressão de “fala cotidiana” ao que deveria ser cantado.
Portanto, sempre dê BASTANTE atenção aos fins de frase e prolongue as sílabas finais para dar uma cara mais profissional para a sua apresentação, isso com certeza fará grande diferença para os ouvintes.
Não cante de olhos fechados o tempo todo
Como vimos várias vezes anteriormente, o maior objetivo do canto é comunicar algo, por isso, todas as dicas contidas aqui são para melhorar a comunicação entre o cantor e seu público.
É muito comum que a timidez faça com que manter os olhos fechados seja tentador. Muitos iniciantes tendem a cantar de olhos fechados do início ao fim e, o que poderia ser charmoso, acaba se tornando incômodo para quem assiste.
Cantar de olhos fechados o tempo todo acaba afastando o público e impedindo uma conexão mais profunda com o cantor, portanto, faça o exercício de olhar para a plateia em, pelo menos, alguns momentos da música.
Como cantar bem tendo a voz feia – conclusão:
Se você sonha em cantar bem e impressionar as pessoas com uma voz harmoniosa, aveludada e que soa como profissional, pode ser a hora de começar a levar esse sonho a sério.
Um bom começo é fazer o download do ebook: Checklist para melhorar sua prática vocal.
Quanto antes você começar, mais cedo terá resultados. Bons estudos!