O desaquecimento vocal é uma etapa fundamental para todo cantor que deseja manter a saúde de sua voz e prevenir possíveis lesões ou danos à voz.
Apesar de ser uma prática que muitas vezes é esquecida ou ignorada, o desaquecimento vocal é tão importante quanto o aquecimento e deve ser realizado sempre após o término de uma sessão de estudos de canto ou de uma apresentação.
Mas, afinal, o que é isso? E como fazer do jeito certo? Hoje, vamos abordar essas questões e explicar a importância de uma boa rotina desses exercícios para cantores que prezam por uma voz bonita e saudável.
O que é o desaquecimento vocal?
O desaquecimento vocal é o processo de retornar gradualmente a voz à sua condição natural após uma sessão de canto ou de uma apresentação. Isso porque, ao cantar, usamos nosso aparelho fonador de uma forma diferente da que é usada no dia-a-dia.
A prática visa, portanto, retornar nossa voz para um lugar mais confortável e “descansado”, sem prolongar um uso exacerbado de músculos utilizados no canto.
No entanto, não confunda com o aquecimento vocal.
Para que serve o desaquecimento vocal?
Esse tipo de exercício relaxa os músculos da garganta, da língua e da mandíbula que foram trabalhados durante o canto ou a apresentação.
Essa prática ajuda a prevenir possíveis lesões ou danos nas pregas vocais, além de contribuir para a manutenção da saúde vocal a longo prazo.
Como fazer?
Existem diversas maneiras de realizar o desaquecimento vocal, mas a mais comum é a utilização de exercícios específicos de respiração e de relaxamento. Aqui você pode ver um vídeo completo de exercícios e, abaixo, alguns exemplos:
1. Exercício de vibração labial:
faça um som vibrante com os lábios pressionados juntos. Comece em uma nota mais aguda e desça, gradualmente. Repita por algumas vezes.
2. Exercício de suspiro:
expire lentamente, soltando o ar em um som de suspiro. Sinta o ar sair da sua garganta e relaxe os músculos.
3. Exercício de bocejo:
abra a boca amplamente e faça um som de bocejo. Sinta os músculos da garganta e da mandíbula relaxando.
Faça sempre os exercícios gradualmente e com cuidado, com foco total no relaxamento e conforto.
O desaquecimento vocal é uma etapa fundamental para todo cantor que deseja manter a saúde da voz e prevenir possíveis lesões. Manter uma rotina de desaquecimento, contribui para a manutenção da saúde vocal a longo prazo e garantir uma voz sempre saudável e bonita.
Para manter a saúde da sua voz, faça os exercícios indicados neste vídeo todos os dias.