O improviso vocal ou improvisação vocal é uma habilidade musical importante para qualquer músico que deseja expressar sua criatividade e elevar o nível das suas apresentações e técnica vocal.
Para fazer improvisação musical no canto é indispensável um conhecimento sólido de teoria musical e técnica vocal, além de um bom ouvido musical, para ajudar a identificar as notas e acordes que estão sendo tocados e cantados.
Habilidades musicais para estudar improvisação musical no canto:
Algumas habilidades são muito úteis para quem quer desenvolver uma boa noção de improviso vocal e devem ser desenvolvidas e treinadas rotineiramente. Abaixo, listamos algumas delas:
– Conhecimento das escalas e acordes:
Para improvisar em uma música, é necessário conhecer as escalas e acordes utilizados na harmonia da música. Dessa forma, é possível criar melodias e harmonias que se encaixem com o acompanhamento musical.
Mais uma vez, a teoria musical se destaca como fundamental para quem deseja desenvolver esta técnica, por isso, clique aqui e assista a aulas completas a gratuitas sobre o tema.
– Habilidade em ouvir e responder:
A improvisação requer uma habilidade em ouvir e responder ao que está acontecendo no momento. Isso significa estar atento ao que o acompanhamento musical está tocando e ser capaz de se adaptar a mudanças na harmonia, no ritmo e na dinâmica da música.
– Técnica e improvisação vocal:
Para improvisar no canto, é preciso ter uma técnica vocal sólida, que permita ao cantor controlar a dinâmica, a afinação e o timbre da voz.
Por isso, para desenvolver essas habilidades, é recomendado estudar com um professor de canto experiente, que possa orientar o aluno na teoria musical, técnica vocal e na prática da improvisação.
Além disso, é importante ouvir e estudar a música de outros cantores que são conhecidos por suas habilidades de improvisação, para entender como eles criam suas melodias e harmonias no momento.
Desenvolva sua criatividade musical e improvisação vocal passo a passo:
Por fim, para desenvolver uma rotina de estudos com foco no aprimoramento do improviso vocal você pode aumentar a dificuldade dos exercícios gradativamente. Se você está começando agora, siga a ordem de exercícios proposta abaixo e evolua – e muito – suas habilidades de improviso musical no canto:
– Praticar a improvisação com músicas simples, como canções infantis ou temas populares.
– Experimentar diferentes estilos musicais e técnicas de improvisação vocal, como o scat singing no jazz.
– Participar de jam sessions ou eventos musicais improvisados, para praticar a improvisação em grupo e aprender com outros músicos.
Com essas dicas e habilidades musicais você será capaz de desenvolver sua improvisação. Assim, poderá criar variações únicas nas suas músicas favoritas e se expressar de forma mais livre e autêntica.